Geração de energia elétrica a partir do Sol

Engenharia Civil
28 de setembro de 2018
JRP Tijolos ecológicos: Engenharia colaborativa e sustentável
28 de setembro de 2018

Convertendo energia solar com o uso de painéis fotovoltaicos

Peça fundamental da infraestrutura básica do ser humano no século XXI, a energia elétrica desempenha função essencial na contemporaneidade. Não sendo possível negar a importância da mesma para o desenvolvimento das atividades econômicas, tornam-se cada vez mais comuns debates que explanam acerca das implicações envoltas a geração e ao uso dela, sobretudo voltando-se para a área ambiental. No princípio, seu emprego mecânico, conforme Branco (2004), “provocou medos supersticiosos e originou tabus que, pouco a pouco, foram se desfazendo em favor do progresso industrial e social”, por ela alavancados durante a Revolução Industrial, no século XIX. Há de se convir que a disponibilidade de energia, seja ela mecânica ou elétrica, constitui, atualmente, o fundamental fator para o desenvolvimento de uma sociedade.

Empregada pela primeira vez em 1830 como meio de comunicação pelos fios de telégrafos, a energia elétrica veio a ser utilizada na produção de luz somente em 1878, e como força de tração a partir de 1880, com o carro elétrico de Siemens. Neste mesmo período, foram construídas as primeiras usinas geradoras de energia elétrica em Nova Iorque e Londres. Finalmente, em 1880, surgiram os primeiros veículos movidos por motores de combustão interna, marcando o início do domínio da energia proveniente da extração e refino do petróleo.

Iniciada no século XIX, a Revolução Industrial continua ocorrendo atualmente, sempre marcada por novas descobertas no terreno da obtenção e do domínio da energia. Na contemporaneidade, busca-se equacionar a produção de energia com o impacto ambiental. Para tanto, surgem novas formas de utilização dos recursos renováveis, com o objetivo de transformar e produzir energia de modo sustentável.

Desta forma, o uso da energia solar parte exatamente da premissa de que a redução dos impactos promovidos pela atual e massiva cadeia do setor energético, formada principalmente por derivados de combustíveis fósseis, pode ser realizada com a criação de uma matriz renovável que seja abastecida por alternativas energéticas ambientalmente benéficas e eficientes.

Uma das tecnologias mais conhecidas na geração de energia a partir do poder do Sol, são as células fotovoltaicas. Produzidas com camadas intermitentes de silício, fósforo e boro, que utilizam o calor do Sol para excitar elétrons e produzir energia elétrica, as células fotovoltaicas utilizam a radiação solar incidente em um plano horizontal, denominado placa, que pode ser ajustado de acordo com a região do globo em que a mesma (placa) será instalada, a fim de aproveitar a maior quantidade de luz solar disponível.

Fonte: http://engenharialivre.com/geracao-de-energia-eletrica-a-partir-do-sol/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *