JRP Tijolos ecológicos: Engenharia colaborativa e sustentável

Geração de energia elétrica a partir do Sol
28 de setembro de 2018

No jardim Ângela, fábrica produz tilojos com baixo impacto ambiental que garantem 40% de economia na obra

No Jardim Ângela, bairro da Zona Sul de São Paulo, uma iniciativa tem mostrado que fazer engenharia de qualidade a partir dos restos é possível. O JRP Tijolos Ecológicosproduz e comercializa tijolos de solo de cimento produzidos a partir de entulho, e todo o maquinário que utilizam foram desenvolvidos por eles próprios.

O empreendimento fica localizado na incubadora Ângela de Cara Limpa, que tem várias outras ótimas iniciativas, todas envolvendo sustentabilidade. A fabricação dos tijolos ecológicos dispensa os tradicionais fornos de secagem à base de carvão (reduzindo, então, os impactos ambientais). No método utilizado, depois que o tijolo é prensado, ele precisa apenas secar à sombra.

A utilização dos Tijolos Ecológicos é sustentável em todas as suas etapas. A matéria prima vem do entulho, a fabricação é limpa, e a construção também é especial: O material já possui os buracos para passagem de tubulação, e para unir os tijolos, utiliza-se apenas uma cola especial.

O resultado é ótimo para o meio ambiente e também para o consumidor: 40% de economia na obra, já que o assentamento dos tijolos é feito de maneira mais rápida e o desperdício de material é muito menor.

Fonte: http://engenharialivre.com/jrp-tijolos-ecologicos-engenharia-colaborativa-e-sustentavel/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *